ARTE DAS LETRAS

sábado, 31 de janeiro de 2015

CONTOS QUE TE CONTO - O SITIO DO VOVÔ BIU = 4a. Parte


CONTO INFANTIL
                                 O SITIO DO VOVÔ BIU

                                                         4a.Parte

                                                     .... continuação

Depois do jantar as crianças foram para fora de casa e ficaram brincando, correndo atrás dos vagalumes.

                  
Eles iam e vinham pelo jardim, pelo quintal, e por fim cansados vieram sentar na varanda. Vovô Biu já estava cochilando na sua rede, a lua  estava muito bonita no céu, lua cheia, e as crianças já estavam ficando com sono. Foi aí, que tia Sonia resolveu que as crianças deviam ir para suas caminhas deitar. Ela disse assim:
- Vamos embora, criançada, que o João Pestana já está quase pegando vocês.
Isso queria dizer que eles já estavam com sono. E todos foram dormir para no dia seguinte acordar e começarem com novas aventuras e brincadeiras.
No outro dia de  manhã, todos pularam fora da cama, escovaram os dentes, lavaram os rostos, trocaram de roupa, pentearam os cabelos  e foram tomar café com vovô Biu na varanda dos fundos da casa.
O cão Peralta já estava por ali, abanando o rabinho de satisfação. Vovô botou ração para ele comer, enquanto o café com leite quentinho e o bolo de milho eram servidos por dona Vitória.

              

                

          
 E ainda tinha pão caseiro, queijo de coalho, cuscuz de tapioca, coalhada, mungunzá com leite de coco  e um pote de barro cheinho de mel. Frutas do pomar, melão, caju, goiaba e laranja.  Estava uma mesa de café da manhã bonita, capricho de dona Ester e tia Sonia.
Aí, o vovô perguntou o que eles queriam fazer logo de manhãzinha, tomar banho no riacho ou na piscina? Catar os ovos nos ninhos do galinheiro ou ir tirar leite da cabra Zazá? Colher verduras na horta ou regar as plantinhas do jardim? Ou queriam brincar de esconde-esconde? 
Todos falavam ao mesmo tempo e ninguém entendia nada. Tia Sonia mandou que falassem devagar e cada um dissesse o que queria fazer, fariam uma votação para escolher a atividade, a mais votada seria a vencedora.
Ganhou irem ver tirar leite de Zazá, depois todos iriam tomar banho de piscina.
Logo que terminaram de tomar café, cada um saiu correndo pelo quintal rumo ao curral.  Vovô Biu, paciente, foi andando apressado para pegar o passo daquela garotada.
Chegaram no curral e viram a  ordenha da cabra. Beberam um pouco do leite ainda morno que saíra das tetas de Zazá. Ficaram olhando para o vô esperando ele falar para irem pra piscina. 
Vovô Biu disse que antes do banho na piscina tinha um trabalhinho muito bonito para eles fazerem juntos. Eles iam aprender a plantar uma plantinha. Isso mesmo, iam plantar!


Dona Vitória foi tratar do almoço e da sobremesa. Ih, cadê as bananas?  A bondosa senhora ficou espantada quando viu a fruteira vazia.

                          continua.....

by Didi Leite

Ilustração Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário